Terrarios: mini Planetas Terra ao seu alcance

A minha mãe foi fazer um curso de terrário no Ibirapuera e voltou encantada.

Aprendeu a cultivar plantas em um recipiente fechado, onde é possível simular o seu ambiente natural, oferecendo-lhes condições favoráveis para que se desenvolvam.

No terrário, podemos observar o desenvolvimento dos vegetais e sua manutenção em um sistema auto-suficiente. É, sem dúvida alguma, uma miniatura do Planeta Terra.

Quando ela me falou tudo isto, comecei a prestar atenção e vi terrários por toda parte nos EUA, numa última viagem que fiz a Nova York. Lojas, galerias, restaurantes decorados com Terrários, super bonitos.

Vejam esse site www.twigterrariums.com. Eles criam terrários e acrescentam miniaturas de pessoas e objetos criando cenários super divertidos nos “mini-mundos”.

Daí, pensei que este seria um bom presente para as mães agora neste domingo (não para a minha, por motivos óbvios.. rsrsrs).

São lindos, duram muito, e não pedem nenhum tipo de cuidado. Basta colocá-los em um lugar bem claro, mas sem sol direto.

Se você gostou da idéia, ainda há tempo. Veja a lista de materiais, e a maneira de fazer.

- Um vidro com tampa muito bem fechada e bem bonito;
- Pedriscos;
- Areia e carvão vegetal (aquele para churrasco)
- Substrato básico-1/3 de areia,1/3 de terra de jardim e 1/3 de composto orgânico;
- Plantas de pequeno porte;
- Água.

Agora, vamos começar.

1- Limpe e seque muito bem o vidro. Isto evita a proliferação de fungos e bactérias.

2- montagem de camadas:
Coloque no fundo do vidro, pedriscos e sobre ela uma camada de areia, carvão vegetal (aproximadamente 2 cm de cada). Em seguida coloque o substrato preparado.
Agora para plantar, faça com o dedo, pequenos buraquinhos e escolha bem a distribuição de suas mudinhas. Se gostar, decore com pedras.
Uma observação. Tudo isto, não deve usar mais que um terço do vidro para deixar espaço para as plantinhas se desenvolverem.
3- Por ultimo, coloque água bem devagar, com uma colher. Vá girando o vidro e colocando a água de modo que ela escorra pelo vidro.
Depois seque o vidro com um papel. A água não pode encharcar o solo.
Coloque até ela chegar na areia. Feito isto, é só tampar ou cobrir com um filme plástico de modo que não entre ar.

Assim, o seu terrário está pronto.

Aqui estão algumas sugestões de plantinhas: musgo tapete, renda portuguesa, mini bromélia, samambaia, jibóia, zebrinha, lírio da paz, hera, antúrio, filodendro.

Vejam nas fotos o resultado!

Um beijo
Bianca

Postado em:Dicas úteis
4 Comentários

4 Comentários

  1. lucia  •   18:35

    Muito bonito.Vou tentar fazer.Obrigada

  2. Edmeia Vilela Barros  •   21:59

    Achei maravilhoso o trabalho,fiquei encantada.

  3. Tatiana Cardoso  •   11:18

    Boa Tarde,Estou estasiada com os mini terrários e as miniaturas.Quero muito tb fazer este curso, só estou tendo dificuldade em ver qdo será o próximo.Sobre as miniaturas ainda não achei nenhum site onde eu possa adquirir as miniaturas. Que trabalho lindo !!! Abs,

  4. MARCILANE  •   19:08

    ACHEI MAGNIFICO,PARABÉNS,VOU TENTAR FAZER AMO PLANTAS.

Postar um Comentário

Spam Protection by WP-SpamFree