Dicas para escolher seu aquecedor a gás

Os aquecedores a gás residenciais são encontrados basicamente de dois tipos: os de passagem e os de acumulação.

Os de passagem são pequenos, podendo ser instalados nos banheiros ou em algum espaço da área de serviço (preferível), desde que o lugar escolhido deve ter ventilação permanente, além de um espaço para a saída da chaminé que elimina o gás de combustão. Como o nome diz, o aquecimento acontece por meio da passagem da água por um sistema de serpentinas dispostas ao redor de uma câmara de combustão. Não há necessidade de reservatório. O aquecedor é acionado no momento em que se abre algum registro de água quente e a água é aquecida instantaneamente.

No sistema de acumulação, a água também é aquecida passando pelas serpentinas e fica armazenada no reservatório de acumulação ou boiler que é instalado no forro ou em um armário falso. Neste caso a pressão da água é melhor e mais rápida.

Normalmente, quando a casa é grande, o aquecedor de acumulação é mais vantajoso por conseguir armazenar mais água quente para atender a demanda em horários de pico de uso. As desvantagens são o risco de vazamento, a dificuldade em manter a temperatura baixa na superfície do boiller, e o espaço que ele ocupa

Em geral, eu acho o aquecedor de passagem mais prático, porém, é preciso ajuda técnica para estimar sua capacidade, caso contrário, corre-se o risco de ter um banho com pouca vazão de água quente. O tipo de chuveiro (de mais ou menos vazão), a pressão da água e a quantidade de pontos de água quente que ele atenderá vai influenciar essa definição.

Enfim, independente do tipo de aquecedor a gás, tenha o maior cuidado na instalação para não haver vazamento de gás e no seu uso diário. Não coloque nada inflamável muito perto do aquecedor, verifique se a chama está azul e sempre acesa. Se for viajar, é bom desligar seu aparelho…

E para proteger seus aquecedores, essenciais para o funcionamento da casa e de custo bastante elevados, o seguro SulAmérica Residencial conta com uma garantia sobre os danos causados por incêndios, queda de raios, explosão e tumultos, danos elétricos e roubo ou furto qualificado. Para saber mais, clique aqui.

Um beijo
Bianca
AQUECEDOR DE ACUMULAÇÃO
AQUECEDOR DE PASSAGEM

Postado em:Dicas úteis
0 Comentários

Postar um Comentário

Spam Protection by WP-SpamFree