Como recuperar pisos de madeira (opções de clareamento e pintura)

As casas com pisos de madeira (assoalhos, tacos ou madeira de demolição) são realmente muito bonitas. Têm estilo, requinte e são super versáteis, resistindo a todas as modas e tendências.demoliaaodemoliaao-2demoliaao-3Mas como tudo na vida, pisos de madeira também precisam de manutenção.
Mais tempo, menos tempo, o piso precisa ser raspado, calafetado e preparado novamente para ter uma vida longa.

Também há algumas técnicas para quem quer mudar a cara / acabamento do piso. Separei para vocês algumas delas.

Antes de qualquer procedimento, o piso tem que ser raspado e a massa que fica nas juntas precisa ser retirada (para depois ser substituída por uma nova).

Feito isso, você pode optar por aplicar uma resina de secagem rápida com acabamento altobrilho, semibrilho ou fosco. Eu sugiro usar as resinas à base de água, que não tem cheiro forte e após seis horas da aplicação o ambiente já pode ser usado. Estas resinas têm mais elasticidade conseguindo assim acompanhar o movimento da madeira.foscofosco-2foscosemibrilho-2semibrilhoAntes de aplicar qualquer resina, você pode, porém, optar por fazer um clareamento na madeira. Para isso é melhor chamar uma empresa especializada, pois os produtos que queimam a madeira são tóxicos e exigem uma mão-de-obra mais experiente.

Eu sempre gosto do resultado da madeira clareada, mas antes de arriscar na superfície toda, peça uma amostra em um pedaço pequeno para ver se você gosta.clareadoclareado-2clareado-3Existe também a pintura em madeira. Você pode pintar o seu piso de uma só cor ou pode fazer pátina (não esqueça que já fizemos um post sobre pinturas em móveis de madeira e lá, demos idéia de como trabalhar com estas técnicas. Volte e relembre!).pintadopintado-2pintadoPara mudar a cor do piso, pode-se usar a tinta colorida ou totalmente preta. Esta técnica muda a cor por meio de corantes a base de água, misturados com verniz de poliuretano. Quando o corante é negro, chama-se ebanização. Se quiser voltar à cor original da madeira, basta raspar novamente e aplicar resina.ebanizadoebanizado2ebanizado3ebanizado-3ebanizado-4ebanizado-5ebanizado-6A limpeza do piso, em qualquer destes casos, deve ser feita apenas com pano úmido e produtos de limpeza neutros.

Vejam essas fotos de uma obra que tinha um taco super bonito, de 50 anos atrás… De tanto receber cera, ele mudou totalmente de cor. Quando raspado foi uma surpresa! Ficou lindo e com cara de novo!reformareforma-2reforma-3 Na minha opinião, essa é a grande vantagem de um piso de madeira!!

Beijos

Bianca

Postado em:Dicas úteis, Reforma e Construção
40 Comentários

40 Comentários

  1. clovis bezeruska  •   19:21

    Olá,
    pretendo fazer um assoalho de madeira de demolicao,em minha casa, a partir de tabuas usadas (de 9 e 12 pol. de largura), para que fiquem com a aparencia da primeira foto deste site (sala com mesa e cadeiras, parede branca).
    Que tecnica usar para deixar as tabuas usadas (recobertas com tinta velha)com a aparencia do assoalho da 1a. foto?

  2. lucilene  •   22:28

    boa noite eu moro em uma casa e os quarto são de taco e eu gostaria de saber como posso recuperar eu mesma,e o que eu posso usa para fazer o taco te vida e fica bonito qual a resina usada? bjsss e obrigada

  3. Freitas  •   8:22

    Falar do que gostamos é útil e agradável, ainda mais quando estamos ajudando ao próximo.

    Enfim, continue firme neste mesmo proposito.

  4. liz  •   11:28

    Olá!!!
    Adorei a matéria!! Pelo que entendi é possível recuperar o taco de forma caseira, contudo não ficou muito claro como fazer! Tenho a mesma dúvia da Luciene… como posso recuperar o taco sem contratar uma empresa!? Moro de aluguel e os proprietários do imóvel não concordam em arcar com os custos!
    obrigada!

  5. Lucia  •   9:42

    Olá! Comprei um apartamento de 50 anos e o piso é de parquet (ou tacos? Não sei a diferença!) com desenhos claros e escuros. Cada peça da casa tem uma composição diferente. Gostaria de saber se é possível clarear e se a cor fica parelha . A padronagem eu sei que vai continuar, mas se eu conseguir homogeneizar o piso para um tom mel já vai clarear o apartamento e me fazer mais feliz! E qual é o custo do clareamento se comparado com a troca por um piso novo? Vale a pena? Aguardo as dicas ! Obrigada! Lúcia

  6. Elisangela  •   13:18

    Olá, tenhos dois quartos com taco, gostaria de saber como tratalos e se eu sozinha consigo?? Obrigada

  7. Daniel Soares  •   21:23

    Boa noite….. a matéria é muito boa…. mas fiquei com duvidas como eu mesmo posso recuperar o piso? Gostaria eu mesmo de fazer sem contratar uma empresa???

  8. monica  •   11:25

    meu apartamento e de taco , como faço para recupera-lo
    eu mesmo. sou curiosa. qual o materialpara ser usado/

  9. Marcelo Rocha  •   11:39

    Eu mesmo recuperei o da minha casa. Adaptei uma lixa na enceradeira da minha mãe(o bom mesmo seria aquelas esfregadeiras Bandeirante que são mais pesadas)e saí lixando a casa toda, depois adaptei uma lixa na furadeira e lixei os cantos que a enceradeira não alcançava. (dá uma P### sujeira)
    Depois de bem limpo e passado pano úmudo, após a secagem passei um selador com pincel largo, dois dias depois passei o verniz. Ficou bonito e não tive problema, a não ser reformar. uso cera líquida.
    Na casa do meu irmão fizemos o mesmo processo só que depois ao invez de usar selado e verniz, passamos direto a cera vermelha (daquela em pasta) que também ficou legal.

  10. reforma orçamento  •   19:55

    Gostaria de obter orçamento de reforma de piso de madeira.

  11. Luciana  •   10:16

    Bom dia,
    No meu apto. tenho tacão de madeira com resina a base de água. Depois de um tempo por ser leiga no assunto apliquei a cera Brilho Fácil e depois de um tempo utilizei o removedor da mesma, só que acabei danificando o piso. Gostaria de saber o que posso aplicar para retirar todo o produto e qual produto indicado para eu aplicar na madeira e deixá-la bonita novamente !
    Luciana

  12. Lorena  •   22:10

    Ola!Estou abrindo um studio de danca num sobrado antigo onde o piso e de madeira,porem, algumas tabuas estao afundando e danificadas, nao existe laje no imovel abaixo. As tabuas parecem que sao pregadas nao sei bem. Gostaria de saber se e possivel uma restauracao nesse tipo de piso. Sendo para um studio, preciso que o chao esteja bem nivelado e liso.Sera que vcs podem me ajudar!!!! Aguardo reposta.

  13. Ana Cristina Carneiro da Matta Costa  •   9:31

    Comprei um apto que depois de alguns anos foi verificado que o carpete de madeira estava com defeito. A firma responsável iria colocar tudo novo como garantia, mas uma ex ex proprietária que havia entrado na justiça contra a firma, recebeu o benefício, mas não utilizou no meu apto, e sim na casa dela. Acho que ela não teria obrigação de por no meu apto, porque qdo comprei o carpete estava lindo, e ela já havia detectado o problema, enfim não tenho como cobrá-la, pois na compra não houve nenhum acordo.
    Mas enfim, o que quero mesmo é saber se consigo reformar meu carpete de madeira pintando ou outro jeito, pois ele está todo manchado, riscos como se tivessem sido raspado, mas é o defeito da maneira e eu não tenho condições de colocar novo, e eu mesmo gostaria de arrumar para sair mais barato. Por favor salve o meu piso, pra que eu tenha orgulho do meu chão, que cuido muito e adoro. Grata Ana Cristina

  14. Sergio  •   9:07

    Olá, tenho a mesma duvida da Li, tenho salas alugadas e como faço para recuperar o piso sem precisar contratar empresas. Também quero saber qual produto usar tendo em vista uma secagem ra´pida para usar imediatamente.
    Sérgio

  15. CRISTIANE  •   18:50

    caros, tenho piso de madeira, o qual nao esta muito velho, mais seria interessante dar uma sobrevida nele e nos rodapes.
    Gostaria de saber se existe outra alternativa que nao raspar.
    tenho alguns tacos um pouco soltos tb, teria como consertá-los?
    grata
    Cristiane

  16. NELIO  •   21:01

    BOA NOITE.
    TENHO COMERCIO O SALÃO SUPERIOR O PISO É DE MADEIRA,CAIBROS E TABUAS.
    GOSTARIA DE MONTAR UMA CASA DE CHÁ NO SALÃO SUPERIOR,
    QUERIA SABER SE FAZEM AVALIAÇAO DA ESTRUTURA E O TRATAMENTO DO PISO

    OBRIGADO
    NELIO FERRAZ

  17. Jamily  •   20:54

    Estous procurando apt para alugar, encontrei um ótimo, mas quando fui visitar o local notei que o piso é taco e está muito mal cuidado em alguns lugares está fofo e com cupins. Será que uma detetização resolveria o problema dos cupins?

    Por favor, se souber de algo que possa me ajudar, agradeceria.

    Ah, e parabéns pelo site, adore !

  18. Mapleite  •   15:25

    Olá, sua matéria é mto boa e útil. Meu apto é de taco, e gosto mto.. gostaria de saber qual a técnica mais apropriada p/restaura-lo sem ter q sair do imóvel, e qual o custo e se vale a pena. Preciso muito de dicas/orientação…
    Obrigada!!

  19. mariza  •   8:59

    O piso da minha sala é de tábuas de madeira natural mas está muito riscado e eu gostaria de restaurá-lo. Existe alguma forma de lixá-lo sem ser com as máquinas? não há uma forma de fazer manualmente, para fazer menos poeira.Gostaria de manter o piso fosco o mais natural possivel.Obrigada

  20. alice sardinha de azevedo  •   21:15

    Tenho um salão de cabelereiro em um predio antigo,que o chão é de tabua corrida e não tem nenhuma lage segurando em baixo, quero trocar o piso ou reformar.Me ajude me de uma idéia.ALICE

  21. Bianca  •   19:22

    Mapleite,
    Para ter um serviço bem feito, vai ser necessário sair de casa por pelo menos uma semana. Infelizmente o piso de madeira, para ser restaurado, precisa ser raspado e esse trabalho gera muito pó.. além disso, o piso precisa estar liberado (sem nunhum móvel).

    beijos
    Bianca

  22. Bianca  •   19:48

    Alice,
    É necessário primeiro saber como é a estrutura do seu piso. Aconselho você fazer essa verificação com empresa especialista em construção com madeira.
    Acredito que o melhor seria utilizar pisos mais flexiveis e leves como a própria madeira ou carpete.
    abraços
    Bianca

  23. Lice Enderlein  •   21:05

    GOSTEI MUITO DA MATÉRIA ASSIM COMO DOS COMENTÁRIOS,ALGUNS ESCLARECEDORES. OBRIGADA
    LICE ENDERLEIN

  24. Maria  •   9:19

    Comprei um apartamento usado que tem 100 m2 de taco como o da 4a. foto (sala e quartos). Penso que é peroba e tem mais de 50 anos. Muitos estão soltos e danificados. Gostaria de recuperar a madeira antiga nos quartos (52m2), que é muito melhor que a nova, mas a simples calafetação e raspagem não é suficiente. Já passei por isso e vira e mexe tenho que colar tacos soltos, com montes de pó acumulado embaixo. Conhece alguém que retire, selecione os melhores, lixe e recoloque? É possível isso? Quanto custaria? Obrigada.

  25. Gabriel  •   18:01

    Parabéns pela matéria!
    Minhas condições são iguais a da Lis. Casa alugada e quero fazer eu mesmo.

    Obrigado.

  26. Bianca  •   20:24

    Maria,
    Infelizmente não conheço um fornecedor que faça isso.. e acredito que sairia bem caro..
    beijos e boa sorte

  27. Silvana Monti  •   15:17

    Boa tarde!!! gostaria de mudar a cara dos meus móveis (cerejeira) para deixar igual madeira de demolição (igual piso da 1º foto). Gostaria de uma orientação de como fazer.
    Abraços
    Silvana Monti

  28. Gabi  •   22:45

    Meus pais deixaram um imovel alugado por 10 anos e agora o recebemos e as tábuas corridas estavam muito sujas pois o inquilino passou cera vermelha e até cera verde, hoje resolvi fazer um teste com um removedor de cera chamado kem se não me engano e o resultado foi incrível agora tem que ter uma paciencia enorme pois tem que ir aplicando aos poucos espera 3 minutos esfrega com o lado mais grosso dessas esponjas de lavar louça e passa um pano seco pra ir tirando o excesso mas tipo pra tentar fazer sozinho vale a pena e sai mais barato mas o ideal mesmo seria lixar tudo com maquina

  29. Sinval antonio da silva  •   14:42

    ola eu tenho parquete de madeira gostaria de mandar lixar por ele esta pecimo mais quanto vai me custar isso qual sera o preço por metro ?

  30. Vicentina Maria  •   14:16

    Aluguei uma casa que os quartos são em assoalho de madeira corrida e estão em péssimo estado.Pesquisando agora vi que posso pintar os mesmos, pergunto então: tem uma tinta especial para isso?
    Grata pela atenção,

    Vicentina.

  31. Meyre  •   2:35

    boa noite eu moro em uma casa e os quarto são de assoalho e eu gostaria de saber como posso recuperar eu mesma,e o que eu posso usar para fazer o assoalho ter vida e ficar bonito, qual a resina usada? bjsss e obrigada

  32. Maria Luisa  •   11:57

    Olá, como vão?
    Tenho assoalho de demolição na minha casa.O acabamento atual dele é cera provençal.A Monet, empresa que instalou o piso, aconselhou a fazer a limpeza diária apenas com pano úmido.Porém, é impossivel andar descalço pela casa, o pé fica encardido instantaneamante.
    por favor, peço indicação de limpeza diária e profissional para encerar novamente o piso e terminar instalação de algumas tábuas que estão soltas.
    Muito grata,
    Maria Luisa.

  33. vania  •   19:53

    Tenho uma loja de acessorios e o piso é assoalho peroba rosa.
    Quando reformei a 7 anos atrás o piso foi lixado e passado sinteco, mas atualmente com a loja toda mobiliada nao é possível lixá-la novamente. Entao depois de dois anos o assoalho estava sem briho, comecei a passar cera líquida brilho fácil. Atualmente o piso está um horror. Comecei a restaurá-lo. Após o horarário as 18.00h eu peguei uma espátula e comecei a tirar toda cera velha. Está ficando ótimo (área de 53 metro quadrados),mas agora nao sei o que fazer, pois o assoalho está sem brilho mas limpo. ceito sugestões. desde já muito abrigada.

  34. Ana Cristina Lima de Souza Teixeira  •   0:08

    boa noite eu moro em um apartamento e minha sala e os quartos são de taco e eu gostaria de saber passo a passo como fazer para remover o verniz velho, e aplicar um novo eu mesma,e o posso usar para fazer este procedimento e voltar a ter meu piso bonito. E gostaria de saber se água oxigenada com amônia tem o poder de clarear o taco, pois gostaria de clarear o meu. Qual a resina certa para eu usar? bjsss e obrigada

  35. claudia  •   13:03

    cade as respostas? tambem quero saber como eu mesma arrumar meu piso. Meu coelho machou ele.

  36. Denise  •   15:35

    Oi! MInha dúvida é parecida com a da Lúcia: meu apto tem taco mas de 2 cores e gostaria de recuperá-lo, clareando-o para ficar mais homogêneo. É possível? qual técnica? poderia me indicar uma empresa? grata

  37. Cledi  •   17:02

    O assoalho da casa da minha mãe, nunca foi pintado, já tem 11 anos. Pode ser aplicado essa resina á base de água? não risca ao arrastar os móveis?

  38. valdeci silva rodrigues  •   22:44

    boa noite eu tenho um apto com 3 comodos de carpete de madeira como eu posso recuperar. sem precisar chamar alguem especialisado;

  39. NELSINHO  •   21:53

    PREZADOS
    MINHA CASA É ASSOALHO DE TABUA CORRIDA… TEM 35ANOS…. ERA UM PISO BONITO MUITO BEM CUIDADO, EU ENCERAVA COM CERA INGLEZA TODA SEMANA E O BRILHO FICAVA IMPECAVEL… MUITO BOM MESMO… SO QUE MEU PAI HOJE É IDOSO, TEM QUASE 100ANOS E COSTUMA FAZER XIXI PELA CASA E MINHA EMPREGADA FOI OBRIGADA A SEMPRE PASSAR PANO, TIRANDO TODA A COR NATURAL QUE ERA TAO BONITA… ALEM DISTO, PINTEI A CASA ESTA SEMANA E FUI OBRIGADO A LAVAR O ASSOALHO COM DETERGENTE E AGUA PORQUE FICOU MUITO MANCHADO DE PÓ E TINTA…. E O ASSOALHO COM TUDO ISTO PERDEU TODA AQUELA ESSENCIA, TODA AQUELA BELEZA E BRILHO… ERA UMA COR MARROM ESCURA MAS HOJE TA CLARO E FEIO, TODO DESCORADO E MANCHADO….
    PERGUNTO SE EXISTE UM PRODUTO QUE POSSA JUNTAR À CERA MISTURANDO PARA DAR A COR E VOLTAR ÀQUELA COR BONITA COMO ERA ANTES COM TODO AQUELE BRILHO, TAMPANDO E ESCONDENDO AS MANCHAS ATUAIS QUE NAO SAIRAM MUITO COM A LAVAGEM FEITA. PEÇO RESPOSTA PARA O EMAIL NELSINHO1312@YAHOO.COM.BR

  40. Ola,minha sala é de assoalho jatobá,com sinteco brilhante, já tem 10 anos. Ele ainda esta bonito, mas gostaria de clarear numa cor clarinha.Poderia me dizer se existe essa possibilidade e se fica bonito,fino.. Pode me dizer se esse clareamento fica muito caro?

Postar um Comentário

Spam Protection by WP-SpamFree