Como limpar tapetes e carpetes

Limpar um tapete requer alguns cuidados. O primeiro deles é saber de que material ele é feito. Cada matéria-prima tem a maneira e os produtos corretos para ser limpa.

Mas em geral, o aspirador de pó é a melhor maneira para limpar tapetes e carpetes.

Esta limpeza deve ser feita semanalmente em carpetes. No caso de lugares com grande movimento, um truquezinho é usar bicarbonato de sódio no saco do aspirador para eliminar os odores mais fortes.

Os tapetes, além de poderem ser retirados e batidos, podem, da mesma maneira, ser aspirados como solução diária. Mas lembre-se de que os tapetes de fibras naturais devem ser aspirados no modo mais fraco para que suas fibras não sejam danificadas.

Quando cair algum líquido em carpetes ou tapetes, coloque imediatamente papel absorvente sem comprimi-lo, evitando assim que a mancha penetre mais nas fibras.
Depois, use detergente neutro em panos limpos. Nunca esfregue muito no mesmo lugar para evitar o desgaste da cor.

Uma mistura caseira de uma porção de vinagre claro para duas de água pode ajudar bastante. Umedeça uma esponja nesta mistura e passe levemente sobre todo o tapete ou carpete. O vinagre, além de higienizar, também tira manchas de ketchup, café, refrigerantes, chocolates, colas e mofo.

Outra boa dica é que não se deve deixá-los molhados por muito tempo. Quando usar água na higienização, abra bem as janelas e, se possível, ligue o ventilador (não se deve usar ferro de passar nem secador de cabelo).

Não esqueça, porém, que de vez em quando uma limpeza pesada, feita por profissionais, ajudará muito a prolongar a vida útil do seu tapete.

Beijos

Bianca

Postado em:Dicas úteis
5 Comentários

5 Comentários

  1. karla Martins  •   9:23

    Bianca, sempre tenho dúvidas acerca do tamanho ideal para o tapete, considerando a medida do sofá principal e da mesa de centro.
    Existe algum padrão aproximado a ser observado?

  2. Renata  •   11:36

    Me ajudem por favor …

  3. Bianca  •   20:53

    Renata,
    O que você está precisando??

  4. Minha recomendação por experiencia propria é chamar uma empresa de lavagem a seco ou por sucção que te atende em casa e deixe seu tapete, limpo, higienização e sem odor
    Recomendo (aqui no Rio de Janeiro) a http://www.safeclean-rio.com.br, pela tecnologia, bom preço, profissionalismo e pontualidade.

  5. Debora  •   14:37

    Adorei o site de vocês.
    Também já utilizei o serviço da empresa Safe Clean e meu sofá e tapete ficaram com aquele cheirinho de novo,gostei muito. Parabéns pelo site.

Postar um Comentário

Spam Protection by WP-SpamFree