Sofá: regras básicas para a escolha do modelo certo

picture-611Quando pensamos em comprar um novo sofá pra casa, a principal característica que buscamos é que ele seja simplesmente lindo, certo?

Mas, não é MESMO só a estética o principal requisito para a escolha do seu modelo! Existem vários fatores que precisamos ficar atentos antes de comprar uma peça tão importante.

Vamos a eles:

Tamanho
Regra básica que quase todo mundo esquece: fazer um levantamento do seu elevador e das dimensões das janelas e das portas para ter certeza de que o sofá entrará na sua casa! Se você mora em prédio e notar que ele não vai caber no elevador, considere uma despesa extra de em media R$ 500,00 para o orçamento (esse valor varia de acordo com o andar e a acessibilidade da janela).

Medir o tamanho do sofá é muito importante também para garantir que a peça não irá atrapalhar a circulação no ambiente. Deixe livre ao menos 60cm nas passagens ao redor do sofá.
picture-10Assento
Espuma: um sofá firme é sempre mais resistente e confortável. A densidade deve estar entre 23 a 28 g/cm3. Se houver Idosos em casa, melhor aumentar a densidade para 33 g/cm3. Isso se aplica também para casas onde moram pessoas mais pesadas.

Altura do assento: procure uma altura média em que seus pés fiquem encostados no chão (por volta dos 45cm). Essas medidas trazem muito mais conforto.
Encosto: se você é do tipo que passa hooooras no sofá, opte sempre por um encosto mais alto, que permita descansar o pescoço.
blockb03Outras dicas
- Quem tem criança em casa deve evitar aqueles sofás com vários botões (capitonê- tipo “Chesterfield “), pois os pequenos adoram arrancá-los e colocá-los na boca;

- Os modelos retráteis, em que o assento pode correr para frente e para trás, são uma opção bem versáteis e confortáveis;

- A flexibilidade no desenho deve ser valorizada principalmente em residências em que a sala de TV e de Estar são a mesma. Assim o sofá pode ficar mais confortável e despojado na hora de assistir TV, ou menor e mais formal privilegiando a circulação e a conversa na hora das visitas.picture-59Muita coisa para um sofá só? Mas é isso aí… O resto fica por conta do seu bom gosto!

Boa sorte na procura do seu! Um beijo.

Bianca

Postado em:Decoração e Bem-estar
7 Comentários

7 Comentários

  1. Mama  •   16:00

    Gostei realmente das dicas,pois raramente pensamos nas crianças ou idosos,e quant a densidade da espuma foi ótimo saber…valeu a dica.

  2. Mari  •   21:46

    Acabei de decorar minha sala, comprei um jogo de sofá seguindo suas dicas, ficou uito bom.
    Para alegrar ambiente coloquei algumas almofadas que imitam iphone http://www.produtoschina.com/567444/almofada-travesseiro-iPhone

  3. Bianca  •   16:57

    Nossa Mari,
    Que bacana!

    beijos
    Bianca

  4. Olá, para escolha do modelo adequado de sofá para a sala de estar, tv ou mista, consulte o link abaixo:

    http://www.casabelainteriores.com/2011/05/modelos-de-sofas.html

  5. wilma  •   19:33

    adorei os toques e os sofas,simplesmente TUDO QUE HA E MAIS MODERNO!

  6. Magda  •   12:11

    Boa Tarde, tenho gatos em casa. Gostaria de saber qual é o melhor tecido nestes casos para o sofá.

  7. Tatiana  •   12:10

    Nossa,não sabia que se deve olhar também a densidade de um sofá, adorei as dicas, com certeza me ajudarão bastante quando eu for trocar o meu sofá.

Postar um Comentário

Spam Protection by WP-SpamFree