Pisos para cozinha: granito

picture-32

Como prometido, voltei para falar de outro tipo de piso indicado para cozinhas: os granitos. Em geral, as pedras naturais possuem uma porosidade superior aos porcellanatos, por isso exigem maior cuidado, mas dentre elas, os granitos são os mais indicados para uso em pisos e bancadas de cozinhas.

Os granitos são compostos por um amplo conjunto de rochas silicaticas: dominantemente por quartzo e feldspato. Os grãos minerais são visíveis a olho nú e essa é a principal característica estética deles. (por isso seu nome, derivado de “granulado”).

Essas rochas são muito duras, cristalinas, e por isso são bastante resistentes a riscos e ao calor. O granito é tido como o material natural mais resistente a defeitos e uso, (mais duro e mais duradouro que os mármores, ônix ou ardósias).

granito-verde

Existem várias opções de acabamento para as chapas de granito após seu corte. Algumas delas são:

- Polido: é o mais comum. Confere brilho e realça a cor do material

- Jateado: a chapa recebe jatos de areia para adquirir mais atrito e se tornar antiderrapante

- Apicoado: é mais indicado para áreas externas. O tratamento confere à chapa uma aspereza maior do que o jateado

- Levigado: é um lixamento que dá à chapa um visual mais rústico

Para áreas de cozinha, o mais indicado é o acabamento polido por facilitar na limpeza. Basta um pano úmido e água. Nunca use água sanitária, ácido muriático, muito menos qualquer outro produto corrosivo ou ácido.

As peças com acabamento apicoado, levigado ou jateado podem ser limpas com ácido muriático e vassoura de piaçava, pois encardem mais facilmente. Siga a proporção: 5 partes de água para 1 parte de ácido.

picture-31

Dicas para escolha do granito na sua cozinha:

1. Os granitos pretos são excelentes opções para cozinhas porque, por serem escuros, não mostram qualquer tipo de mancha.

2. De modo geral, granitos mais claros e homogêneos tornam a sujeira mais visível. Os mais pintadinhos, mesmo sujos, não ficam feios… Vai depender que tipo de cozinha é a sua!!!

Beijo, e confira na semana que vem outra sugestão de piso para cozinhas!

Postado em:Dicas úteis, Reforma e Construção
10 Comentários

10 Comentários

  1. Marlene Ferreira  •   15:07

    Estou em duvida quanto o piso e cor da cozinha, pois o meu azulejos sao brancos com faixa com detalhe de cinza e vinho as bancadas sao de granito boa vista estou reformando e querendo fazer uma ilha, pensei no preto e a ilha tambem pensei descascar um a parede de azulejos branco colocar pastilhas ou no vinho ou no cinza o que vc acha me orienta. obrigada

  2. patricia  •   22:20

    Estou construindo minha casa,estou em duvida no piso e azulejos da minha cozinha,gostei muito de um porcelanato bege,com faixas bege claro com uns pequenos detalhes dourado(muito pouco),mais minha pia e bancada são de granito verde ubatuba.Gostaria muito que me ajudasse pois estou perdida!

  3. Elzi  •   16:30

    Estou em duvida qto ao piso e cor da cozinha, pois a parede é branca, a bancada e detalhes embaixo dos armarios são com o andorinha; o piso que preciso trocar é claro com desenhos sutis de cinza, intercalando uns quadradinhos do mesmo andorinha das bancadas…da soleira e embaixo dos armarios. Não encontro ceramica boa ou mesmo porcelanato bom em tom misturadinho mais;
    Granito claro seria uma boa opção pra cozinha? não mancha mto?Ou perde o brilho com facilidade?
    Estou mto insegura! Poderia me ajudar? Ficaria tão agradecida!

  4. dilsen  •   12:57

    muito bonito, gostaria de colocar xadrez na minha cozinha sendo o piso de porcelana…

  5. dilsen  •   13:00

    mas estou em duvida ! pode me ajudar..

  6. Bianca  •   16:46

    Acho piso xadrez bonito, mas um pouco cansativo.
    Prefiro revestimentos mais lisos no piso.
    Além disso é preciso cuidar para usar os outros acabamentos. Não deixe o visual muito poluido. Tente usar padrões mais lisos e neutros.
    beijos
    Bianca

  7. luciane  •   22:26

    Estou construindo minha casa e quero fazer todo o piso de granito. Não há parede entre a cozinha, copa e sala de TV. O piso deve ser todo da mesma cor?

  8. Bianca  •   23:13

    SIM!
    Mas coloque um tapete bem gostoso na sala de TV para ficar mais aconchegante!
    beijos

  9. claudia  •   20:28

    olá,
    Estou construindo e gostaria de colocar o granto branco dallas em todo o primeiro andar,inclusive foi uma opinião dada por uma amiga arquiteta.O engenheiro me colocou que é um tipo de granito que mancha muito e dá um aspecto de poças de água que não secam com facilidade.Por favor,vc acha que devo colocar o branco dallas?
    Muito obrigada

  10. auda  •   10:21

    bom dia, gostaria de saber se posso colocar piso xadrez no chão da cozinha, a bancada da pia em granito preto e as pedras das janelas em marmore branco assim como as soleiras das portas, já que o piso e preto e branco, mas estou em duvida.

Postar um Comentário

Spam Protection by WP-SpamFree